Partilhas

Este blogue pretende ser uma partilha do tradutor/editor dos livros Abrindo as Portas que há Em Nós e de Escolhendo Amar com os leitores a quem,
em especial a leitura do primeiro, possa ter modificado as suas vidas, e com quem sinta necessidade de encontrar segurança, paz e harmonia na sua vida;
e também sobre como o segundo livro nos pode ajudar a erradicar os medos das nossas vidas ensinando-nos a amar verdadeiramente...

Nota: Os textos apresentados neste blogue são da responsabilidade do Editor e não dos Autores dos livros aqui divulgados,
excepto quando se trata de citações reproduzidas entre aspas com a devida menção autoral.

Informação: Tratando-se a obra Abrindo as Portas que há Em Nós dum livro de meditações quotidianas,
o editor/tradutor
adverte que os conceitos holísticos aqui apresentados não estão condicionados a nenhuma religião em particular.

Translate to Arabic Translate to Bulgarian Translate to Simplified Chinese Translate to Traditional Chinese Translate to Croatian Translate to Czech Translate to Danish TTranslate to Dutch Translate to English Translate to Finnish Translate to French Translate to German Translate to Greek Translate to Hindi Translate to Italian Translate to Japanese Translate to Korean Translate to Norwegian Translate to Polish Translate to Portuguese Translate to Romanian Translate to Russian Translate to Spanish Translate to Swedish
Download this Cross-Cultural Communication Tool from Get International Clients

1.11.11

As vantagens da espiritualidade


Cromeleque dos Almendres - Évora - PT

Desde tempos imemoriais que o ser humano tem sentido necessidade de acreditar em mais alguma coisa além daquilo que apenas é visto pelos seus olhos! Essa necessidade não é unicamente medo do desconhecido, é algo que surge também como uma vontade de alcançar um entendimento acerca do mundo e do Universo que nos rodeia. Essa necessidade foi-se transformando em crenças ao longo de vários milénios sendo, então, convertida em religiões com mediadores entre os seres humanos e as divindades. A religião, como diz a palavra, é a religação do ser humano ao Além divino, isto é, voltar a ligar-se ao contacto perdido com a sua espiritualidade, a parte não material do seu ser.

Stonehenge - Salisbury - GB

No entanto, a espiritualidade (ao contrário da prática religiosa) conduz as pessoas a uma comunhão com as forças superiores divinas sem que, necessariamente, tenha que haver mediação de representantes das instituições tradicionais. Essa comunhão faz-se através duma ligação interna, uma sintonia, que sente não necessitar de terceiros para intervirem nessa forma de comunicação. A espiritualidade é uma busca individual sem vínculos aos conceitos rígidos das religiões. É o querer conhecer como funciona o mundo subtil que passa despercebido às nossas percepções sensoriais. É a vontade de ter atitudes que estejam de acordo com as regras do Universo. É o desejo de compreender a origem e o significado da Vida.  Contudo, esta prática exige uma constante dedicação e forte motivação, além dum grande desejo, e capacidade, de compreensão quando a busca é individual sem contacto com grupos espiritualistas, pois é fácil uma pessoa deixar-se levar ao sabor da corrente através dos mais diversos conceitos espalhados pelos variados meios de comunicação ou centros de culto disponíveis.
Deverá ser um desejo do ser humano querer compreender o que é, e para que serve, a Vida. Será dessa forma que as pessoas se integrarão harmoniosamente nos grupos humanos que as rodeiam e na Natureza envolvente. Em momentos dramáticos ou sensíveis da vida de cada um poderá ser difícil suportar as agruras da Vida quando não se entende qual o motivo porque aqui estamos… quando se acredita nAlguma Coisa além de nós mesmos, certas situações tornam-se mais suaves e fáceis de aceitar mesmo que não se consiga compreender na totalidade a sua razão de ser.
As religiões empurram-nos para a fé cega, o que leva muitos crentes a tornarem-se desconfiados ou meio cépticos em relação ao culto religioso que praticam. Muitos católicos, em Portugal, dizem-se crentes mas não praticantes, isso resulta da pouca confiança na instituição que dirige as suas crenças. Alguns abandonam a Igreja católica e aderem a outros cultos; no entanto podemos ler o seguinte em Mateus 6:5-8 “E, quando orares, não sejas como os hipócritas; pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão.
»Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em segredo, te recompensará publicamente.
»E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios, que pensam que por muito falarem serão ouvidos.
»Não vos assemelheis, pois, a eles; porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes de vós lho pedirdes
.” 

Estas terão sido as palavras de Jesus antes de nos ensinar a oração do Pai-Nosso. Ele indicou-nos o quarto, para rezarmos em segredo, e não a sinagoga, local onde iremos para sermos vistos pelos outros.
Quem consegue assimilar a espiritualidade, mesmo que seja de forma vaga, como modo de orientar a sua vida acaba por sentir tranquilidade, segurança e força para dar os seus passos nesta caminhada terrena.

   Muitos dos fardos que carregamos a vida inteira são descarregados no momento em que a espiritualidade nos permite ter uma compreensão básica da vivência em sociedade. Através desta prática conseguimos perceber que nem tudo é aquilo que parece ser, e que as coisas só têm a importância que nós lhes damos.

João Galizes


É quando tentas ver demasiado longe que a vida se torna um verdadeiro fardo, e para muitas pessoas traz medo, incerteza e mesmo falta de fé e convicção.
Abrindo as Portas que há Em Nós

Sem comentários:

Enviar um comentário