Vida
Eileen Marion Jessop nasceu em Alexandria, no Egipto, filha de pai irlandês, Albert Jessop, director do Barclays Bank e de mãe inglesa de nome Muriel.Foi educada em regime de internato em Inglaterra, indo ao Egipto durante as férias. O seu pai morreu quando ela tinha 16 anos. A família regressou, então, a Inglaterra. Sofreu nova e terrível perda quando dois anos depois teve que enfrentar, também, a morte da sua mãe. Um ano depois, juntamente com o seu irmão Paddy adquiriu um pub próximo duma base da Força Aérea, em Oxfordshire, que dirigiu durante quatro anos. Casou em 1939, poucos meses antes de deflagrar a Segunda Guerra Mundial, com o Oficial da Força Aérea Andrew Combe, deste casamento teve quatro filhas e um filho. Em 1952, pelos seus 35 anos, a sua vida pessoal e espiritual alterou-se completamente. Foi nesse ano que o seu marido a apresentou a um colega oficial: Peter Caddy, um homem atraído pelo ocultismo e pelo mundo espiritual, homem esse que fascinou Eileen.
Nessa época Peter Caddy era casado com Sheena Govan, filha dos fundadores da Missão de Fé.
Peter e Eilenn Caddy |
De 1957 até 1962, Eileen foi co-administradora de hotelaria na Escócia gerindo o Hotel Cluny Hill próximo de Forres, Moray.
![]() |
Dorothy & Eileen |
Com início em 1965, a comunidade, conhecida por Fundação Findhorn, começou por formar-se ao redor do trabalho e práticas espirituais de Eileen, Peter Caddy e Dorothy Maclean. A comunidade foi tema de vários documentários da BBC TV, a partir de 1969. Foi apresentada num documentário do Canal 4, em 2004.
Os trabalhos de Eileen Caddy incluem as obras já traduzidas para português: God Spoke to Me, um livro de mensagens inspiradoras publicado em vários formatos a partir de 1966; Opening Doors Within, mensagens quotidianas, compiladas por David Earl Platts; Choosing to Love escrito em parceria com David Earl Platts, entre muitos outros, e uma autobiografia intitulada Flight Into Freedom and Beyond.
Pelos seus serviços de investigação espiritual, Eileen Caddy foi galardoada em 2004 com a distinção MBE (Membro da Ordem do Império Britânico) pela Rainha Isabel II. O galardão foi sugerido pelo Lorde-Tenente de Moray, Vice-Marechal da Força Aérea, George Chesworth.
Obra
- Opening Doors Within (1986)
- Choosing to Love (1993, com David Earl Platts)
- Findhorn book of learning to love (2004, Choosing to Love)
- God spoke to me (originally published in serial format beginning in 1966)
- Bringing more love into your life (1992, with David Earl Platts)
- The Findhorn garden (1975, contributor)
- Footprints on the path (1976)
- The spirit of Findhorn (1976)
- Living word (1977)
- Foundations of Findhorn (1978)
- The dawn of change (1979)
- Flight into freedom (1988, with Liza Hollingshead)
- Foundations of a spiritual community (1991)
- Waves of spirit (1996)
- Flight into freedom and beyond (2002, with Liza Hollingshead)
- Small voice within (2005, audio CD re-issue of cassette tapes from c. 1981)
- Opening doors within (2005, DVD, contributor)